O manejo dos suínos e o transporte dos mesmos têm influencia direta na qualidade final da carcaça e da carne e deve ter toda atenção do criador para que seja feita de forma correta. A alimentação dos animais que são transportados deve ser retirada 12 horas antes do embarque, já o fornecimento de água deve ser constante.
Os suínos devem ser conduzidos para o local de embarque com calma, de forma mais silenciosa possível, garantindo a tranqüilidade dos animais, tabuas devem ser usadas durante o manejo, ajudando a locomoção dos mesmos. A rampa de embarque não deve ser superior a 20° de inclinação, evitando escoriações nos animais.
O caminhão de transporte não deve possuir mais que dois pisos, devem ser higienizados antes da entrada dos animais, evitando a exposição dos mesmos a agentes contaminantes. O transporte deve ser realizado com calma, de preferência à noite, aproveitando horas mais frescas com baixas temperaturas.
O produtor deve ter todo um planejamento e profissionais capacitados na área para fazer o transporte desses animais. Saiba mais.
Fonte: Embrapa