A cólera aviária é uma doença contagiosa e pode acometer as aves domésticas como galinhas, patos, perus, marrecos, gansos, angolas, entre outras aves de quintal e também acomete a criação industrial e silvestre.
A doença é causada pela bactéria Pasteurellamultocida e na maioria das vezes ocorre em surtos instalados subitamente.É uma doença de alta morbidade e pode chegar a 90%.
Os sintomas apresentados pelas aves adoecidas são a febre;as cristas e as barbelas inchadas e azuladas;a boca cheia de baba espessa; diarreia verde amarelada e abundante; penas arrepiadas; aumento da frequência respiratória; base dos pés e joelhos quentes e edemaciados e fígado descolorado.
A transmissão acontece através das moscas, dos parasitas aviários, e também através de pássaros ou pombos. A bactériase propaga através da contaminação da água e dos alimentos.
Não existe um tratamento comprovado para a doença. Medicamentos à base de sulfas ou antibióticos ainda estão sendo testados, porém é um tratamento caro, inviável na maioria dos casos. Assim, na maioria das vezes, para evitar a proliferação da doença todo o plantel é sacrificado.
A melhor forma de tratar a cólera aviária é prevenir a doença através do manejo adequado, higiene e desinfecção dos aviários com soda cáustica ou creosol. Em todos os casos o médico veterinário deve ser consultado.
Brasil ocupa lugar de destaque no ranking da produção avícola? Quais os sistemas de produção mais utilizados e alguns avanços de edificações na produção de frangos de corte? Como realizar o manejo de Frangos de corte? Fonte: Agronegócio Avicultura Adaptação: Portal Suínos e Aves