A clostridiose é sem dúvida uma das doenças em aviculturas que mais comprometem o desempenho e a produtividade dos animais, gerando ainda enormes prejuízos.
Essa doença é causada por bactéria que ataca primeiramente o intestino, no caso dos tipos patogênicos provoca úlceras e necroses, além de emagrecimento dos animais e comprometimento da qualidade das carcaças. Geralmente está presente em animais mais jovens e em estações mais quentes, surge de modo inesperado, levando o animal a óbito em um curto período de tempo.
Alguns estudos de casos apontaram que a bactéria pode atingir até 30% dos animais.
Os fatores que levam ao aparecimento da bactéria da Clostridiose estão relacionados as mudanças na alimentação, estresse do animal e baixa capacidade imunológica.
Portanto, a prevenção passa por uma dieta adequada e investimento em questões sanitárias. Já o tratamento surte efeito através do uso de antibióticos específicos, que somente um profissional da medicina veterinária pode prescrever.
Confira mais sobre o assunto e as principais técnicas de planejamento das instalações, a fim de evitar essa enfermidade nas aviculturas. Clique e confira.
Fonte: Ouro Fino Saúde Animal