O desempenho mineiro em exportação de carne suína é o melhor em média nacional. O primeiro trimestre de 2012 mostra que por meio do aumento do valor médio e da expansão das vendas nos mercados de destino, o mercado suíno mineiro superou os resultados negativos do ano anterior e firmou-se no cenário internacional.
As vendas da carne suína de Minas Gerais no exterior movimentaram, entre janeiro e abril de 2012, US$ 37,2 milhões, cifra 198,45% superior à registrada no primeiro quadrimestre de 2011. Os números são da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com base em dados do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
“Além de superar parte do problema por meio das exportações, os suinocultores de Minas agora têm a expectativa de melhoria também do mercado interno, começando com a possiblidade de boas vendas da carne para o Dia das Mães”, explica Albanez.
O álcool brasileiro que teve barreira quebrada pelos Estados Unidos é o produto mais importante em nível de exportação de produto mineiro. No primeiro quadrimestre de 2012, o país adquiriu 99,9% do álcool embarcado por Minas. O restante foi destinado ao Paraguai e Guiné Equatorial.
Fonte: Pork world
Adaptação: Portal Suínos e Aves
Conheça o Curso de Planejamento e Administração de Suinocultura
Veja outras publicações da Portal suínos e aves:
Alta no preço da carne de frango
Bom desempenho de uma suinocultura