Capacidade imunológica dos frangos pode ser afetada por alimentação pobre ou contaminada

  •   
  •  
  •  
  •  
  •  

O programa de Boas Práticas de Produção (BPP) na criação de frango de corte abrange procedimentos como vacinação, correta alimentação, medidas de controle de parasitas, além da limpeza e organização do aviário e suas imediações.

O sistema de criação das aves deve seguir alguns procedimentos como alojar as aves seguindo alguns critérios como mesma idade e procedência. Na fase inicial é preciso ter bastante atenção em relação à limpeza dos bebedouros e comedouros, que deve ser realizada duas vezes ao dia. Os frangos machucados ou refugos devem ser sacrificados e destinados à compostagem.

Toda a criação de frangos deve ser submetida ao monitoramento sanitário para as doenças de Newcastle e Influenza aviária, assim como para as salmoneloses e micoplamoses. O programa de vacinação tem de ser aprovado pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e incluir vacinas registradas.

Para realizar o controle de parasitas é essencial a adoção de medidas de higienização e controle da umidade e qualidade da cama. O exame de fezes das aves permite fazer o monitoramento dos parasitas. Já para o controle da coccidiose, em camas reutilizadas, e combate aos “cascudinhos”, recomenda-se a compostagem da cama. Os cascudinhos são vetores de doenças e atuam como redutor do consumo de ração pelas aves.

É necessário inspecionar a procedência, a qualidade nutricional e microbiológica dos ingredientes da ração. Também é indispensável ter cuidado com a forma de armazenamento. Alimentação pobre ou contaminada pode interferir na capacidade imunológica dos frangos.

Um ambiente organizado e limpo, sem presença de entulhos, bem como da vegetação próxima, que deve ser mantida rasteira evita a presença de invasores. O controle mecânico das moscas é realizado pela compostagem dos cascões de esterco úmido e carcaças. O sistema pode ser desequilibrado com o uso de produtos pesticidas para a morte de predadores, por isso é preciso muito cuidado em relação ao uso.

Fonte: Portal Dia de Campo

Autor(a): Margareth Santos

Adaptação: Portal Suínos e Aves

Conheça os Cursos de Planejamento e Produção de Frango de Corte

 

 

 

 

Veja outras publicações da Portal suínos e aves:

Saiba um pouco mais sobre a situação do mercado de aves de corte no Brasil

Chegou a hora da entrada de novas tecnologias na avicultura nacional

Qual a melhor fonte de ferro para leitões?

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Atualizado em: 3 de janeiro de 2013