Campanha da carne suína movimenta os supermercados da Região Nordeste

  •   
  •  
  •  
  •  
  •  

A semana Nordestina da Carne Suína que é uma Campanha que incentiva a um novo olhar sobre a carne suína no Nordeste chegou ao seu penúltimo dia com resultados significativos.  A campanha tem como finalidade apresentar novos cortes da carne suína e assim aumentar seu consumo pelos brasileiros da região.

Ela acontece de 10 a 20 de setembro em 47 lojas do Grupo Pão de Açúcar de 8 capitais nordestinas: Fortaleza, Teresina, Natal, Maceió, Aracaju, João Pessoa, Recife e Salvador. Além de preço baixo nas gôndolas dos supermercados para os consumidores, teve também cursos de cortes para açougueiros dos estabelecimentos participantes e a palestras de saudabilidade para estudantes de nutrição.

A inovação faz parte das iniciativas de consumo da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), por meio do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Carne Suína, para inserir a proteína nos pratos da população nordestina. Com expressivo crescimento na região da classe C que são consumidores que buscam produtos que ofereçam adicionais para a saúde, e que sejam práticos e de baixo valor, a expectativa é grande dos estabelecimentos quanto à venda dos novos cortes para essa classe.

É possível perceber o crescimento dentro dos supermercados, com resultados ainda parciais das vendas feitos a partir de algumas análises.

Segundo Alexsandra Araújo, do setor comercial de aves e suínos do grupo Pão de Açúcar em Pernambuco “a campanha já apresenta efeitos positivos, comparando ao mesmo período do mês passado já tivemos um crescimento de 7,18% de aumento nas vendas de carne suína o que significa que a semana nordestina está sendo um grande sucesso”. Um exemplo é o filé mignon suíno que nas lojas do Piauí e Ceará está sendo vendido a R$ 14,89 o quilo e a picanha suína resfriada a R$ 17,90 o quilo. Estas ofertas podem ser conferidas nos folhetos promocionais distribuídos nos supermercados participantes, são mais de 20 ofertas de carne suína.

 Para o comprador de aves e suínos do grupo Pão de Açúcar no Nordeste, José Daniel, a ação é um ponto de partida para o desenvolvimento e sucesso dos dois setores a suinícola e supermercadista. “Não só a suinocultura se desenvolve com a campanha, como também os supermercados que participam do evento. A ação foi muito bem organizada e já trouxe um crescimento parcial de 16,36% acima do objetivo esperado para a venda de carne suína neste mês”. José Daniel acrescenta que mesmo com o encerramento da campanha, o incentivo ao consumo da carne não irá parar no supermercado. “Continuaremos a campanha para premiar os colaboradores dos frigoríficos que contribuirão para o sucesso da ação”, encerra.

Com o objetivo de desmistificar os preconceitos ainda existentes em torno da carne suína, em parceria com a rede Pão de Açúcar, Extra e Extra Super, o Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) realizou palestra de saudabilidade da carne suína. Ministrada pela nutricionista Thaliane Dias, a palestra aconteceu na Universidade de Fortaleza (UNIFOR) como uma forma de complemento para a semana nordestina, em que alunos de nutrição tiveram a oportunidade de conhecer os benefícios da carne suína e em seguida aproveitarem as ofertas dos supermercados participantes.

A compradora de aves e suínos, do grupo Pão de Açúcar no Ceará, Cristina de Paula, diz que “Palestras como esta enfatizam a importância de se conhecer os produtos que consumimos. Acredito que a campanha só tem a crescer com este complemento”,

Para Marcelo Lopes, presidente da ABCS, a Semana Nordestina irá orientar as estratégias de atuação da entidade no desenvolvimento da campanha nacional. “Esse é o primeiro passo para uma ação que atenderá milhares de supermercado no país em 2013. É grande nossa expectativa quanto aos resultados”, comentou o presidente, reforçando parceria junto ao Pão de Açúcar que possibilitou a realização dessa iniciativa.

Fonte: Pork World

Adaptação: Portal Suínos e Aves

Conheça o Curso de Planejamento e Administração de Suinocultura

 

 

 

 

Veja outras publicações da Portal suínos e aves:

Os ovos de pata e codorna querem seu lugar à mesa

Para o cigarro tudo. Para a suinocultura nada.

veja como funiona a produção de ovos em cruzeiro do sul

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Atualizado em: 20 de setembro de 2012