Em 2012 uma comitiva chinesa visitou 20 frigoríficos brasileiros. Em consequência dessa visita foram habilitados 6 frigoríficos para exportação de carne, sendo um de carne suína e cinco de carnes de aves. Comunicou a China nessa sexta-feira (22) ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O MAPA esclareceu que essas visitas são comuns a outros países. Antes da visita eram autorizados a exportar 24 estabelecimentos de carne de aves, oito de bovinos e cinco de suínos. O embargo se mantém a compra de carne bovina em função da suspeita de doença da vaca louca no Paraná.
A China aguarda as documentações, lista dos nomes dos veterinários encarregados de assinar o certificado sanitário emitido pelo estabelecimento exportador, necessárias para dar início às exportações. Quando receberem o documento a China anunciará o início das exportações em publicação no site oficial do país. Dentre os frigoríficos habilitados à exportação, o de suínos fica no Rio Grande do Sul e três de avesem Santa Catarina. SãoPaulo e Mato Grosso do Sul tiveram um frigorífico de aves autorizado cada.
Fonte: Suinocultura Industrial
Adaptação: Portal Suínos e Aves
Conheça o Curso de Planejamento e Administração de Suinocultura
Veja outras publicações da Portal suínos e aves:
Saiba um pouco mais sobre a situação do mercado de aves de corte no Brasil
Chegou a hora da entrada de novas tecnologias na avicultura nacional
Qual a melhor fonte de ferro para leitões?