As boas práticas de manejo das codornas garantem uma boa produção, alguns cuidados devem ser tomados com a reprodução para que haja sucesso no nascimento. O primeiro passo é ter boas matrizes e reprodutores, além de oferecer uma nutrição adequada e praticar um bom controle sanitário.
Em seguida é preciso formar famílias de um macho para cada três fêmeas; selecionar os ovos, sendo que os de peso médio, entre onze de doze gramas, proporcionam filhotes com pesos semelhantes e os lotes também serão mais equilibrados, o que evita disputa de convívio.
Após a escolha dos ovos, eles precisam ser armazenados entre três e cinco dias, com a extremidade mais convexa, ou seja, mais redonda, voltada para cima. O local escolhido para reprodução deve ser fresco e arejado, a temperatura média de 17ºC, que não deve ultrapassar os 23,9ºC, pois assim é evitado o desenvolvimento do embrião fora da incubadora, fato que causa grande mortalidade na fase inicial.
Com a seleção dos ovos é necessário observar também as indicações de uso da incubadora que irá ser utilizada, e também a umidade relativa do ar deve ser mantida de 60 a 70%. Se todos os cuidados necessários forem tomados e seguidos com cautela, os filhotes irão nascer depois de 17 ou 18 dias.
Qual a situação da avicultura Brasileira?
Como realizar corretamente o manejo de frangos de corte?
Qual a importância do bem-estar e biossegurança na produção de frangos de corte?
Fonte: Revista Globo Rural
Adaptação: Portal Suínos e Aves