As empresas de segmento de alimentação animal que almejam o reconhecimento de qualidade e segurança dos produtos fabricados precisam seguir as normas da legislação vigente que trata sobre o assunto. As boas práticas de fabricação (BPF) têm os princípios envolvidos em gestão da qualidade e normativas da análise de perigos de pontos críticos de controle (APPCC).
As boas práticas de fabricação de ração de acordo com o sindicato nacional dos fabricantes de rações são necessárias, pois visa garantir a conformidade e inocuidade dos produtos para o animal, o homem e o meio ambiente.
Dentre os objetivos da BPF temos: a garantia da qualidade nutricional dos alimentos que evita a contaminação química, biológica ou física; a garantia da rastreabilidade; a garantia de controle dos processos; quanto ao projeto/fluxograma de prédios e instalações; aos equipamentos e utensílios; procedimentos de limpeza e desinfecção de equipamentos e utensílios; conscientização sobre higiene pessoal; programas de erradicação de pragas entre outros.
Fonte: Embrapa
Aprenda a importância da produção de alimentos seguros para a alimentação animal. Clique aqui.