Benefícios diversificados são observados quando há a aplicação de um programa adequado de iluminação nas granjas. Assim, além de proporcionar acesso a comedouros, bebedouros e consequentemente aumentar o tempo de alimentação dos frangos, principalmente em horários com temperaturas mais amenas (noite e/ou madrugada), programas de iluminação contínuos (23-24 horas de luz), foram propostos há algumas décadas.
O programa de iluminação deve ser adequando pois, quando isso não ocorre poderá haver perdas na produção avícola, mortalidade devido a desordens metabólicas e bem-estar (sistema imune, estresse calórico, condição corporal).
Atualmente a tecnologia nessa produção permite saber que é necessário estabilizar a iluminação. Assim, temos o fotoperíodo relacionado ao número de horas de iluminação (seja natural e/ou artificial), enquanto a intensidade luminosa relaciona-se à sensibilidade de percepção da luz pelas aves.
Alguns cuidados devem ser tomados e práticas adotadas em relação ao bom desenvolvimento do programa de iluminação, garantindo sucesso na criação: tamanho do galpão, tipo de lâmpada (potência, incandescência, fluorescência, gás, hélio), quantidade e distribuição de lâmpadas,
Associando esses cuidados às necessidades da criação avícola um bom rendimento é garantido.
O sucesso da avicultura no Brasil depende de quais fatores?
Quais os sistemas de produção mais utilizados na produção de frangos de corte?
Como realizar o manejo de cortinas e programas de iluminação?
Fonte: Engormix
Adaptação: Portal Suínos e Aves