Segundo dados da Embrapa Suínos e Aves, 2013 começou com queda nos custos de produção dos animais. Quedas nos índices de custos de produção (ICP) de 3,02% e 5,61% foram calculadas na produção de frangos e suínos de corte, em janeiro na comparação com dezembro de 2012, fechando em 171,5 e 169,04 pontos. Mas, nos últimos 12 meses, os índices ainda acumulam altas: 24,3% nos custos de produção de frangos e 17,72% nos de suínos.
O ICPFrango refere-se ao estado do Paraná, maior produtor de frangos do país, para o aviário tipo climatizado em pressão positiva, modelo referencial de produção. Já o ICPSuíno é obtido a partir de resultados de custos da produção de suínosem Santa Catarina, maior produtor nacional, em sistema tipo “ciclo completo”, para o suinocultor empresário independente.
Informações mais detalhadas, incluindo os custos de produção nos maiores estados produtores do país, podem ser obtidas no site da CIAS, a Central de Inteligência de Aves e Suínos da Embrapa, pelo www.cnpsa.embrapa.br/cias.
Fonte: Revista Dinheiro Rural
Adaptação: Revista Agropecuária
Conheça o Curso de Planejamento e Administração de Suinocultura
Veja outras publicações da Portal suínos e aves:
Saiba um pouco mais sobre a situação do mercado de aves de corte no Brasil
Chegou a hora da entrada de novas tecnologias na avicultura nacional
Qual a melhor fonte de ferro para leitões?