Uma das vilãs na avicultura brasileira e que vem sendo duramente combatida ao longo dos anos é a bactéria Salmonella ssp.
Sendo assim, as ações de manejo contra a mesma fazem parte do Programa Nacional de Controle de Sanidade Avícola (PNSA).
De acordo com o órgão, quando a bactéria é detectada em algum lote específico de determinado estabelecimento, é necessário sacrificar o lote inteiro, para que o produto não siga adiante na linha de produção.
A Salmonella em porcentagens pequenas é até admitida de acordo com a legislação, sendo que as mesmas são extintas no processo de cozimento ou fritura da carne. Porém, em quantidades maiores pode causar problemas gastrointestinais em humanos.
Por isso o órgão responsável pelo controle destaca a importância do monitoramento e dos investimentos em biossegurança das empresas, fatores essenciais e que jamais podem ser negligenciados, já que isso é previsto dentro do pacote de exigências nacionais e internacionais.
Um bom programa de planejamento e controle da avicultura deve ser aplicado pelos produtores, a fim de combater e prevenir a produção contra esses empecilhos. Saiba mais.
Fonte: Avicultura Industrial