Essa época do ano é caracterizada pelas altas temperaturas, estas por sua vez podem ser prejudiciais na criação de frangos de corte, uma vez que os animais podem chegar à morte se expostos a temperaturas elevadas.
Os frangos apresentam rápido crescimento, isso devido à aceleração metabólica desses animais e também aos avanços genéticos e nutricionais que são voltados ao crescimento acelerado. As aves sofrem com a alta da temperatura, pois mesmo com todos os avanços do setor os animais possuem a capacidade termorreguladora deficiente.
O clima no Brasil, assim como em outros países tropicais que possuem áreas quentes e úmidas com umidade relativa do ar elevada, impossibilita que os animais elimine o calor através da respiração e assim removam todo o calor que precisa dissipar do corpo. A consequência é o aumento da temperatura corporal fazendo com que os animais entrem em estado de estresse.
O estresse faz com que os animais diminuam a ingestão de alimentos causando diminuição de substratos metabólicos e outros necessários ao metabolismo, com isso há a falência de vários órgãos e consequentemente a morte das aves.
Quais os princípios básicos da nutrição?
Como realizar o manejo nutricional de frangos de corte?
Fonte: Info Bibos
Adaptação: Portal Suínos e Aves