A receita das exportações do agronegócio brasileiro em 2012 foi impulsionado pela alta na exportação avícola, que chegou a 8,7%, representando um total de US$ 8,3 bilhões, 3% do faturamento total de exportações.
Segundo relatório da União Brasileira da Avicultura o país é o terceiro maior produtor de carne de frango, com 12,6 milhões de toneladas, e o principal exportador global, com 3,9 milhões de toneladas.
O Brasil exporta a carne a 154 nacionalidades diferentes, sendo os principais compradores a Arábia Saudita, as 27 nações da União Europeia e o Japão. A maior parte da exportações foi de frango em cortes com 55 %, seguida pela carcaça inteira em 36%, pelo produto processado em 5% e depois pelo salgado em 5%.
O Produto Interno Bruto (PIB) da avicultura fechou 2012 em torno de R$ 60 milhões excelente disseminador de renda, a avicultura movimenta cerca de 3,5 milhões em todo o país.
A produção de aves se concentra na região Sul, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, porém vem se disseminando a outros estados como o Mato Grosso do Sul, e também em estados que são grandes produtores de grãos que são utilizados na alimentação avícola.
Para esse ano é esperada uma produção em torno de 12,8 milhões de toneladas de carne de frango, devido ao controle dos preços. A médio e longo prazo há perspectiva do aumento da demanda pelo produto brasileiro, os motivos são o crescimento populacional e o incremento da renda da população nos países que já consomem a carne do Brasil e ainda na abertura de novos mercados.
Porém, o Brasil ainda tem muito que melhorar em relação à logística, que encarece a produção sendo repassada ao consumidor faz com que as vendas caiam.
Fonte: CFMV
Adaptação: Portal Suínos e Aves
Conheça o Curso sobre Alimentos e Alimentação de Frangos de Corte
Veja outras publicações da Portal suínos e aves:
Saiba um pouco mais sobre a situação do mercado de aves de corte no Brasil
Chegou a hora da entrada de novas tecnologias na avicultura nacional