A empresa de aves do deputado federal Alfredo Kaefer (PSDB-PR), por meio de nota oficial confirmou que suspenderá os abates em sua unidade de Xaxim (SC). A empresa Diplomata, com sede em Cascavel no Paraná se encontra em recuperação judicial desde o início de agosto passado, e já havia suspendido os abates em outros dois frigoríficos, em Londrina e Mandirituba, ambos municípios paranaenses. Segue em operação a planta de Capanema (PR).
A empresa alega na nota que desde o deferimento do pedido de recuperação judicial, a Justiça não teria concedido os pedidos feitos pela Diplomata para o andamento do processo, além de manter valores bloqueados. O frigorífico também contesta o despacho que destituiu a diretoria da empresa e questiona que novos gestores ainda não foram empossados.
Ao suspeitar de transferência de bens a sócios e terceiros, a Justiça decidiu afastar a diretoria do abatedouro Diplomata no fim de outubro, pois o ato poderia prejudicar os pagamentos das dívidas e o processo de recuperação judicial.
Aproximadamente duas mil pessoas protestaram em Xaxim pedindo solução para a crise da Diplomata na semana passada. De acordo com a empresa os cinco mil funcionários entrarão em férias coletivas, entretanto a empresa não soube informar quantos produtores de frangos ainda têm animais alojados, destinados à unidade de Xaxim, mas estimou um volume de 10 milhões de aves que ainda precisam ser abatidas.
Fonte: Pecuária Rural
Adaptação: Portal Suínos e Aves
Conheça o Curso sobre Alimentos e Alimentação de Frangos de Corte!
Veja outras publicações da Portal suínos e aves:
Hong Kong importará carne suína de Mato Grosso
Manejo adequado pode minimizar lesões e traumas nas aves
A importância da suinocultura no agronegócio foi abordada pelo PNDS no IV Sintagro