A qualidade da nutrição na avicultura tem sido um objetivo incessantemente perseguido pelas instituições do setor, por estar diretamente relacionada ao sucesso da produtividade.
Ajustes neste quesito, por menores que sejam, tende a fazer a diferença, inclusive na economia de custos de produção.
Sendo assim, a suplementação mineral vem justamente contribuindo para melhora do desempenho das aves e do produto final. Os minerais são fundamentais no organismo do animal, e representam cerca de 4% do peso vivo dos mesmos.Estes minerais podem ser divididos entre micro e macro, os quais participam de funções variadas.
O cálcio é um exemplo. Ele participa da formação de ossos, funções celulares dos tecidos nervoso e muscular, além da formação das cascas dos ovos. Já o fósforo, dentre vários benefícios, atua como agente do metabolismo, ajudando na absorção do cálcio, complementando as funções do mesmo, dentre outros.
A eficiência na utilização desses minerais depende da quantidade e relação entre eles. Assim, tanto o excesso de cálcio na corrente sanguínea quando a falta pode ser prejudicial. O mesmo ocorre com o fósforo.
Por isso a importância do produtor buscar conhecimento acerca da nutrição balanceada para a avicultura, para que assim possa obter o máximo de aproveitamento em prol da produtividade.
Veja técnicas de manejo nutricional aplicados na avicultura que garantem a qualidade do produto final. Clique aqui.
Fonte: Avicultura Industrial