Para se obter bons resultados na avicultura é necessário levar em consideração que todas as etapas da criação são importantíssimas na qualidade final do produto. Entretanto, à fase inicial cuidados especiais devem ser tomados, já que as duas primeiras semanas de vida são fundamentais para o bom desenvolvimento do lote e para assegurar os bons resultados zootécnicos e econômicos da criação.
Quantos os pintinhos chegam do incubatório, devem encontrar condições adequadas de manejo dentro do aviário. Eles são vacinados antes de chegar à granja quando se alimentam pela primeira vez, os cuidados mais importantes nessa fase é com relação à limpeza das instalações, sanidade, biossegurança, nutrição, fatores ambientais (temperatura, umidade e qualidade da cama).
Na fase inicial de alimentação, primeiras semanas de vida, eles chegam a comer 500 quilogramas de ração. Assim, a alimentação correta nas primeiras semanas de vida é indispensável, devendo ser extremamente nutritiva. Dietas especiais para a fase pré-inicial ajudam a conseguir o máximo desempenho esperado na primeira semana de vida do frango de corte. A água fornecida também deverá ser de boa qualidade, atendendo as necessidades hídricas e evitando a desidratação das aves.
A temperatura na chegada do pintinho e a qualidade do aquecimento durante as primeiras semanas de vida devem ser de 30º. As instalações devem ser preparadas previamente para a chegada dos primeiros lotes dos pintinhos, assegurando o aquecimento do ambiente até a temperatura ideal requerida.
Se a mortalidade das aves ultrapassar os 5%, atingindo 10%, especialista devem ser consultados a fim de detectar possíveis problemas na criação.
Fonte: Revista Coopercitrus
Adaptação: Portal Suínos e Aves
Conheça o Curso sobre Alimentos e Alimentação de Frangos de Corte!
Veja outras publicações da Portal suínos e aves:
Saiba um pouco mais sobre a situação do mercado de aves de corte no Brasil
Chegou a hora da entrada de novas tecnologias na avicultura nacional
Qual a melhor fonte de ferro para leitões?