Epidemias são os maiores problemas nas suinoculturas de todo o mundo, inviabilizando a produção e causando grandes perdas. A Doença de Glässer, causada por bactéria, é um exemplo.
Essa doença ataca o aparelho respiratório dos animais mais novos, sendo muitas vezes associada à pneumonia. O microrganismo, de várias nomenclaturas e tipos, encontra ambiência em locais muito lotados, úmidos e durante altas temperaturas.
A transmissão pode ocorrer entre os animais ou mesmo da matriz para o leitão, sendo os sinais clínicos mais comuns à febre, dor, inchaço nas articulações, perda de peso, dentre outras, sendo fatores de riscos importantes a baixa imunidade do animal e as mudanças térmicas bruscas.
O diagnóstico se dá por observação e análise de necropsia, sendo que o tratamento mais comum é a base de antimicrobianos.
A vacinação das matrizes e as ações de manejo correta são os melhores métodos de prevenção contra a doença, sendo que o tratamento é sempre dispendioso.
O planejamento de todas as atividades de prevenção é essencial para garantir um desempenho e qualidade no plantel. Clique e confira.
Fonte: Suinocultura Industrial