A peste suína clássica (PSC) é também conhecida como febre suína e cólera de porcos. É causada pelo vírus RNA da família Flaviviridae, contagiosa pode levar o animal à morte. O vírus ataca as células endoteliais, células linfo-reticulares, macrófagos e algumas células epiteliais específicas.
Os sinais clínicos dependerão de fatores como a idade do animal e a virulência da cepa envolvida. Os sinais são depressão, febre alta associados com leucopenia rigorosa, necrose das amídalas,regiões avermelhadas, hemorragia e cianose em animais de pele branca, na maioria das vezes nas extremidades, axilas, abdômen e face interna dos membros.
A contaminação ocorre principalmente por via oro-nasal e os fatores responsáveis pela proliferação da doença são a alta densidade populacional e a presença de porcos silvestres que são grandes reservatórios do vírus.
O controle da PSC é feito com vacinas que induzem a produção dos anticorpos neutralizantes e também eliminando a população infectada, investigando a epidemiologia, clínicas e virológicas. E ainda,diminuir a movimentação de suínos vivos, da carne suína e de outros vetores que transmitem a doença.
Fonte: www.infoescola.com Quais os princípios da qualidade aplicada á suinocultura? Qual o papel do gerente na formação da equipe? Quais são os investimentos para entrar na atividade?
Para diagnóstico dessas enfermidades que afetam a saúde animal o médico veterinário conta com o auxílio de laboratórios confiáveis e certificados para realização de exames. Conheça.