A carne suína é muitas vezes evitada, o seu consumo fica restrito geralmente a datas comemorativas devido ao mito que esse tipo de carne não é saudável. Porém, falta informação das vantagens e benefícios que essa carne pode trazer á saúde, a carne suína é uma fonte saudável de proteína de origem animal.
O mito da associação da carne suína a gordura, insalubridade, colesterol, entre outras, prejudica o seu consumo em maior escala. Apesar da carne suína sera proteína animal mais consumida do mundo, com uma produção de 115 milhões de toneladas e o ser o Brasil ser o 4º maior produtor e exportador mundial.
De olho na conquista do mercado, a carne suína passou por um processo de melhoria nos últimos trinta anos. Os produtores investiram em melhoria genética, nutrição animal, manejo e sanidade. Assim, houve ganhos de produtividade e a carne passou a ser mais magra e saudável.
Hoje, o nível de colesterol da carne suína é bem perto ao das aves e atende aos níveis da Associação Americana do Coração, que recomenda a ingestão diária de 300 mg de colesterol por dia. Deste modo, a carne não é uma vilã, ela é rica fonte de proteínas com alto potencial biológico, vitaminas do complexo B e minerais. Além de conter cálcio, fósforo, potássio e ferro importantes minerais para uma boa saúde.
Como garantir a sustentabilidade e desenvolvimento na produção de suínos?
Qual a situação da produção brasileira de carne suína?
Quais as estratégias para maximização do lucro na produção suína?
Fonte: Blog Ouro Fino
Adaptação: Portal Suínos e Aves
Conheça o Curso de Planejamento e Administração de Suinocultura