Brasil ocupa o segundo lugar na produção mundial de carne de frango

Apesar da crise, o setor de avicultura brasileiro já ocupa uma expressiva colocação no ranking mundial de produção de carne de frango. De acordo com dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), estamos em segundo lugar, com 13,146 milhões de toneladas produzidas em 2015, o que representa um aumento de quase 4% em relação o ano de 2014. O resultado fez o país superar a China, que ocupa a terceira posição, ao produzir 13,025 milhões de toneladas em 2015, de acordo com os dados de vários departamentos internacionais de agricultura. Já os EUA permanecem em primeiro lugar.

Em termos regionais, a região sul do Brasil segue na frente, com o Estado do Paraná demostrando sua força na avicultura, sendo responsável por 38% da exportação brasileira. Santa Catarina ocupa a segunda colocação, com 37,5% das exportações.

Especialistas apontam os fatores que levaram a estes números, como a consolidação da carne de frango como um das proteínas preferidas, aumento do preço da carne de boi para o consumidor, etc.

Mesmo assim, eles afirmam que é preciso eliminar alguns gargalos, com vistas ao desempenho de 2016, e que pode impedir o setor de obter bons resultados. Um destes empecilhos podem ser os aumentos do preço do milho, principal produto alimentício das aves, sendo o governo fundamental para criar condições que alcancem as cotações no mercado.

Outros problemas é o aumento da oferta e provável desaquecimento das exportações, além da concorrência da soja, tomando espaços nos portos de grãos. 

É preciso ainda que o produtor esteja atendo, de forma permanente, as condições sanitárias e a legislação, para que nenhum contratempo atrapalhe a produção.

 

O planejamento e administração das granjas são essenciais para o sucesso da produção. Saiba mais.

Fonte: G1

Abate

Aves

Notícias

Produção

Sustentabilidade

Tecnologia

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Revista Agropecuária Tecnologia e Florestas
© 2018 Portal Suínos e Aves . Todos os Direitos Reservados.