Aprenda mais sobre Avicultura (Frango de Corte) com os Professores do CPT Cursos Presenciais

Em entrevista ao Portal Suínos e Aves os professores do CPT Cursos Presenciais, Professora Rosana Cardoso Maia,  Professor Luiz Fernando Teixeira Albino e Professor Gabriel Borges Sandt Pessôa falam sobre Avicultura (Frango de Corte).

Portal Suínos e Aves -  Porque avaliar o desempenho dos lotes?

Professores CPT Cursos Presenciais - O avicultor deve acompanhar o desempenho produtivo do lote, o que lhe permite quantificar a eficiência das técnicas utilizadas. Os parâmetros que devem ser registrados na granja para posterior avaliação são mortalidade, consumo de ração, peso médio dos frangos ao abate e idade de abate. Com base nessas informações, calcula-se o Índice de Eficiência Produtiva (IEP).

em que:

PM = peso médio do lote, kg;

V = viabilidade, %;

IA = idade de abate; e

CA = conversão alimentar.

Como o IEP leva em consideração vários parâmetros da produção de frangos de corte, este índice é importante no auxílio aos produtores para saber se seu sistema de criação está sendo eficiente ou não e assim fazer as correções necessárias para melhorar o desempenho dos lotes e sua lucratividade.

Portal Suínos e Aves  - Como proceder na apanha e transporte dos animais?

Professores CPT Cursos Presenciais - O método de apanha e o transporte dos animais estão entre os principais fatores do pré-abate que contribuem para a elevação do estresse com interferência significativa sobre a qualidade da carne. A apanha manual das aves é um método utilizado universalmente. Existem três tipos de apanha usados: a) pelas pernas; b) pelo dorso e c) pelo pescoço. Destes, a apanha pelo dorso e pelo pescoço são os mais recomendados.

O transporte deve ser feito em veículos preparados para tal e por motoristas bem treinados, que tenham noção da carga que estão transportando. O número de aves por caixa, o tempo de viagem e o clima na época do transporte também devem ser observado.

Portal Suínos e Aves  - Utilização de enzimas na alimentação de frangos.

Professores CPT Cursos Presenciais -  Reduzir o custo de produção e melhorar o rendimento industrial são os principais desafios da   avicultura mundial. Com esse intuito, o uso de enzimas exógenas em rações para aves tem sido muito difundido. Os principais objetivos com a suplementação de enzimas na alimentação são melhorar a disponibilidade de nutrientes, quebrarem fatores antinutricionais presentes na ração, aumentar o valor nutricional de ingredientes e proporcionar o emprego de alimentos de menor qualidade nutricional.              De forma geral, as enzimas facilitam a digestão e melhoram a saúde intestinal dos animais. Os benefícios podem ser observados no ganho de peso, rendimento de carcaça e ainda na possibilidade de se reduzir o uso de ingredientes caros na formulação de ração.

Portal Suínos e Aves  - Criação de frangos de corte em lotes com sexos separados.

Professores CPT Cursos Presenciais - Entre os principais fatores que contribuem para a melhoria dos resultados de desempenho dos frangos, pode-se destacar a uniformidade do lote e a idade de abate. Nesse sentido, a grande maioria das indústrias avícolas tem adotado a criação de frangos com separação de sexos, o que apresenta algumas vantagens. O manejo pode ser adequado para permitir melhor aproveitamento das instalações e dos equipamentos, o que possibilita obter lotes uniformes, com peso médio exigido para cada segmento de mercado. Essa prática possibilita, também, usar programas de alimentação específicos, uma vez que machos e fêmeas apresentam exigências nutricionais e níveis de eficiência alimentar diferentes.

Portal Suínos e Aves  - Utilização de farinhas de origem animal.

Professores CPT Cursos Presenciais - As farinhas de origem animal (FOA) são ingredientes importantes para a fabricação de rações quanto aos aspectos econômico, nutricional e ambiental. Seu uso na formulação de dietas é facilitado por ter disponibilidade no mercado e por conterem aminoácidos, energia, cálcio e fósforo em quantidades apreciáveis. O efeito das FOA sobre o desempenho animal é dependente da qualidade e do uso nos níveis recomendados para cada espécie dentro de cada fase. Ao usar a FOA deve-se ter muita atenção quanto a origem do material processado, o processamento e o uso de aditivos antibacterianos e antioxidantes, a fim de garantir ingredientes de alta qualidade e consequentemente, ração de alta qualidade.

Portal Suínos e Aves - Problemas locomotores em frangos de corte.

Professores CPT Cursos Presenciais - O crescimento dos animais depende particularmente do desenvolvimento muscular. Entretanto, para que este desenvolvimento ocorra é necessária a existência do suporte ósseo. Nas linhagens modernas de frangos de corte, e principalmente nos machos, a taxa de crescimento do tecido muscular é extremamente elevada, iniciando-se em uma fase pós-eclosão muito precoce e sobre um suporte esquelético muito imaturo. Como consequência, o que se tem observado nos lotes é um aumento na incidência de mortalidade e perdas por condenações no abatedouro causadas por distúrbios esqueléticos como discondroplasia tibial e degeneração femoral, além de outros.

Portal Suínos e Aves - Como se deve manejar a cama dos aviários?

Professores CPT Cursos Presenciais - A cama deve cobrir de maneira uniforme o piso do galpão e proporcionar conforto e bem-estar aos pintinhos, pois interfere nas condições sanitárias e no bom desempenho do lote. Deve ser manuseada constantemente para evitar formação de plasta (cascão) e de umidade excessiva, principalmente perto de bebedouros. Recomenda-se revolver a cama para que se mantenha seca e fofa, e substituí-la toda, ou parte dela, sempre que necessário.

Após a saída do lote, a cama utilizada pode ser reaproveitada, desde de que tenha condições físicas para isso e que passe por um tratamento. Outra condição para reutiliza-lá é que o lote que saiu deveria estar livre de problemas sanitários.

Como realizar o planejamento e a implantação de uma granja comercial?

Qual a situação da avicultura no Brasil?

Como avaliar o desempenho do lote de aves?

Fonte: CPT Cursos Presenciais

Adaptação: Portal Suínos e Aves

Conheça os Cursos de Planejamento e Produção de Frango de Corte

 

Destaques

Entrevistas

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Revista Agropecuária Tecnologia e Florestas
© 2017 Portal Suínos e Aves . Todos os Direitos Reservados.