Semana do Ovo no Brasil tem o objetivo de incentivar o consumo do produto

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Com o objetivo de levar informação e esclarecimento a respeito dos mitos acerca do consumo de ovos para o maior número de pessoas, a Campanha Nacional para comemorar a Semana do Ovo no Brasil, promovida pelo Instituto Ovos Brasil e pela Novus, se iniciou na quarta-feira (04/10).

O Dia Internacional do Ovo foi criado pelo International Egg Commission, e é celebrado em todo o mundo para divulgar a todos, de consumidores a jornalistas e profissionais da saúde, as grandes vantagens deste alimento. “Desde seu início em 1996, o Dia Mundial do Ovo tem crescido e sua influência tem se espalhado por todo o mundo. Hoje é celebrado com eventos especiais em um número cada vez maior de países, desde as Américas até a Mongólia, da Austrália à China e por toda a Europa”, disse Bottura.

 De acordo com as informações do gerente de Marketing da Novus do Brasil, David Moreno, no Brasil, este dia será celebrado nas principais capitais do país com divulgação de receitas especiais com ovos em programas de televisão, eventos infantis e campanhas de mídias nacionais, declarou Moreno. “Vamos contribuir com estas celebrações do Dia do Ovo em mais de 12 países neste ano”. O objetivo é apoiar o setor de postura. Aqui no Brasil, acreditamos que a sociedade tem muito a ganhar com maior consumo desta fonte de proteína tão nutritiva, barata e saudável. Além de ser um ingrediente importante na culinária, os ovos têm nutrientes capazes de melhorar a qualidade de vida de mulheres grávidas, crianças, idosos, atletas e a sociedade em geral.

A iniciativa reúne todos os elos da cadeia produtiva, desde produtores, passando por empresas de genética, sanidade, nutrição, universidades, pelo varejo, bares e restaurantes. A expectativa é atingir mais de 2 milhões de pessoas em todo o país até sexta-feira, dia 12 de outubro. “O ovo é alimento mais completo que existe para o ser humano depois do leite materno, é uma excelente fonte de proteína com baixo teor calórico, barata e que pode ser sofisticada sim”, define Bottura.

Entre as principais ações da campanha estão degustação de omeletes em supermercados, distribuição de folders explicativos em bares e restaurantes, organização de palestras para nutricionistas, estudantes e grupos da terceira idade, além de distribuição de gibis em escolas.

A Semana do Ovo tem o apoio de empresas como Bayer Saúde Animal. A Sanovo e a Novus são os patrocinadores ouro. Entre os patrocinadores prata estão a DSM e a Merial. Os patrocinadores bronze são Agroceres Multimix, Yes e Porto Alimentos. O projeto ainda tem o apoio voluntário de empresas como Hy-Line do Brasil, Grupo Pão de Açúcar, com as redes Extra e Pão de Açúcar, bares Giovanetti de Campinas, restaurantes Barbacoa, Fogão Mineiro e Paioça do Caboclo, de Campinas e das Academias Omega, com três unidades em Campinas. As principais mídias do setor também apoiam o projeto, como Revista do Ovo, do Avisite, Revista AveWorld, Revista Avicultura Industrial, A Hora do Ovo e jornal O Presente Rural.

A imagem do ovo no Brasil, ainda está associada ao colesterol, a salmonela, além de estar posicionado no mercado como um alimento para pessoas de baixo poder aquisitivo. Para atingir o objetivo de incrementar a demanda por ovos em 43% nos próximos anos, o setor precisa trabalhar a imagem deste alimento no Brasil.

A ideia deste projeto é incentivar o consumo de ovos através da desmistificação desse alimento e esclarecimento de todos os seus benefícios e finalidades para a saúde, envolvendo programas de televisão, jornais impressos de circulação nacional, revistas, rádios e redes sociais, explicou o gerente de Marketing da Novus do Brasil e voluntário na organização da campanha, David Moreno.

O presidente do Conselho do Instituto Ovos Brasil, Rogério Belzer, declarou que: “Nestes quatro anos da entidade já conseguimos mudar bastante a imagem do ovo. O público tinha uma imagem muito negativa até quatro anos atrás. Hoje já observamos uma mudança importante neste quadro: o ovo tem sido divulgado como um alimento saudável e nutritivo, além da divulgação do seu uso em receitas mais sofisticadas. Por tudo isso, essas celebrações acontecem em momento muito oportuno”.

Fonte: Ave World

Adaptação: Portal Suínos e Aves

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Atualizado em: 8 de outubro de 2012