Por que é importante fazer o manejo de alimentação de frango de corte?

  •   
  • 1
  •  
  •  
  •  
alimentação de frango de corte

A excelência na produção de aves de corte não tem segredos: você precisa investir em melhoramento genético, ter uma estrutura adequada e em manejo nutricional, que é o tema deste artigo. Conhecer as características da alimentação de frango de corte é essencial para garantir alta produtividade, eficiência e a lucratividade esperada. 

Vários são os insumos aplicados no manejo alimentar e em diferentes etapas. Se forem utilizados de forma adequada garantem diversos benefícios.

Dessa forma o investimento em conhecimento na área vai fazer com que o produtor ter máxima eficiência produtiva e econômica e animais que chegam ao ponto de abate mais cedo. Veja mais detalhes sobre o assunto neste artigo! 

Fases de distribuição de nutrientes

Para garantir que a alimentação de frango de corte seja adequada é preciso levar em conta as diversas fases do desenvolvimento das aves. Com isso será muito mais fácil alcançar a máxima eficiência alimentar, ou seja, gastar apenas a quantidade de alimento necessário para o resultado esperado, sem desperdícios. 

Mais do que isso, é essencial ter conhecimento aprofundado a respeito de suplementação de aves para que a alimentação seja balanceada e equilibrada para que os nutrientes sejam absorvidos de acordo com as necessidades das aves. 

No manejo de alimentação de frango de corte, a ração deve ser distribuída de acodo com a fase do crescimento da ave: 

  • inicial- (pintinhos)
  • desenvolvimento (aves em crescimento)
  • final (aves de abate)

Alimentação na fase inicial

Antes de mais nada, os pintinhos só podem ser alimentados a partir de 1 hora após o nascimento. Depois disso, deve ser fornecido a eles uma solução de 50g de açúcar para 1 litro de água.  

E seguida, o próximo passo é introduzir a ração inicial até a oitavo dia de vida. Ese composto precisa conter 20% de proteínas e, para pintinhos doentes, é preciso acrescentar remédios à composição. 

Alimentação na fase de crescimento

Em média até  6 semanas de  vida, os franguinhos já podem começar a consumir ração de crescimento, também com 20% de proteína. Outros compostos podem ser adicionados para ajudar na digestão. É importante lembrar que, a ração fora da idade adequada pode causar complicações nos rins e até levar a ave a morte. 

Junto com a ração, a alimentação de frango de corte também deve conter água fresca a vontade.

Alimentação na fase final

Quando estiverem chegando a fase de abate, perto das 6 semanas, os frangos devem receber ração de desenvolvimento peletizada. Além disso, nos dias próximo a data do abate os galpões devem ficar com as lâmpadas acesas a noite para estimular o consumo de ração. E claro, não se deve descuidar da oferta de água fresca nessa etapa. 

Nutrição dos frangos de corte

O manejo da alimentação de frango de corte deve suprir as necessidades nutricionais em todos os seus estágios de desenvolvimento. Desse modo, haverá a otimização do crescimento, eficiência produtiva e a lucratividade. Afinal, gastos com alimentação representam 75% do custo total. 

Nesse sentido, a nutrição adequada dos frangos de corte  depende essencialmente do conhecimento teórico e prático sobre nutrientes, energia, aminoácidos, minerais, vitaminas, ácidos graxos e água. Uma coisa importante a se observar é o consumo diário de água, que em caso de a ave diminuir o consumo, pode ser sinal do início de algum problema.

Composição da alimentação de frango de corte

Em grande parte, as rações utilizadas para aves de corte são compostas por elementos como milho, sorgo, farelo de soja e seus derivados. Também fazem parte desta composição os minerais, vitaminas, probióticos, prebióticos, ácidos orgânicos, óleos essenciais e enzimas. 

No entanto, é importante destacar que não há uma receita padrão para esses alimentos. No geral, a variação dos ingredientes e quantidades de cada um varia de acordo com a necessidade de cada granja e a meta de produção do avicultor. 

O mais importante é que as matérias-primas utilizadas sejam monitoradas quanto à qualidade e à composição nutricional. 

Fatores que impactam na conversão alimentar

De modo resumido, a conversão alimentar é um índice zootécnico que mede a relação entre a quantidade de alimento consumido em quanto foi convertido em quilos de carne produzido. 

Na cadeia produtiva de frangos de corte, alguns fatores  impactam diretamente nesse resultado. Consequentemente, eles podem impulsionar ou reduzir a performance dos animais (diminuindo, nesse caso, a eficácia das estratégias em nutrição de aves).

Por isso, o avicultor precisa estar atento aos seguintes pontos em sua granja. São eles: 

  • genética; 
  • condições ambientais dos galpões;  
  • higiene e biosseguridade;  
  • qualidade da matéria-prima da ração. 

Todas esses fatores relacionados a alimentação de frango de corte  devem ser estudadas criteriosamente a fim de garantir o bom desempenho das aves.

Portanto, a  capacitação dos profissionais envolvidos em realizar de forma correta todas as etapas garante o sucesso do manejo nutricional. E é por isso que o Portal Suínos Aves trouxe uma dica imperdível para você: Curso Online de Produção de Frangos de Corte

Fonte: Portal Agropecuário e Nutrição e Saúde Animal


Atualizado em: 28 de abril de 2020

Artigos Relacionados com Aves: