11 aspectos essenciais para o sucesso na criação de frango de corte

  •   
  •  
  •  
  •  
  •  
criação de frango de corte

A criação de frango de corte no Brasil é bastante expressiva. Hoje o país é o segundo maior produtor mundial de carne de frango, com 13 milhões de toneladas ao ano. Em parte, esse sucesso se dá devido a fatores como clima favorável, custo benefício da criação e boa aceitabilidade da carne pelos clientes. 

No entanto, sabemos que todo o lucro ou prejuízo ligado a criação de frangos de corte está relacionado com a forma de manejo aplicada nas granjas. Então todo o investimento em conhecimento e mão de obra capacitada é cada vez mais necessário, sem falar na infraestrutura.

Em vista disso, cuidar de todos os detalhes que vão desde as primeiras fases de vida do frango até o abate ajuda o produtor a garantir melhores resultados. 

Nesse artigo separamos 11 aspectos que são essenciais para quem quer ter uma produção de frango de corte lucrativa. Confira! 

1. Verifique os recursos financeiros disponíveis

Para iniciar na criação de frango de corte é necessário um investimento significativo. É preciso construir a granja, cuidar da iluminação, adquirir os animais, fornecer ração de boa qualidade, ter mão de obra especializada. E claro, estar de acordo com a legislação vigente, com todos os alvarás e licenças pedidos. 

Sendo assim, é preciso fazer um levantamento de custos, fixos e variáveis, a renda esperada em curto, médio e longo prazo e, dessa forma, verificar se você tem a disponibilidade desses recursos financeiros para então, fazer o investimento. 

2. Tenha mão de obra qualificada

A criação de aves de corte demanda cuidados bem específicos, do nascer ao abate. E, qualquer erro nesse processo pode resultar em prejuízos para o criador. Por isso, é preciso ter uma mão de obra qualificada, que saiba lidar adequadamente com cada uma das fases. 

Além disso, o produtor ou gestor pode investir em qualificação própria e da equipe. Assim, as chances de sucesso serão ainda maiores. 

3.  Conte com assistência técnica

Ter um profissional veterinário ou zootecnista em sua produção é essencial. Mas, manter esse profissional no seu quadro de funcionários pode extrapolar um pouco o orçamento, pelo menos no início. Por isso, você que deseja montar uma criação de frango de corte pode contar com esses profissionais em forma de assistência técnica. 

4. Pesquise o interesse da indústria no investimento

Mais do que apenas querer criar aves de corte é preciso fazer uma pesquisa aprofundada de demanda, Ou seja, você vai precisar saber:

  • as indústrias têm interesse em meu produto? 
  • se sim, qual é a quantidade da produção que é absorvida? 
  • qual é a margem para expansão? 
  • quais são os concorrentes e quais os clientes deles? 

Somente dessa forma você terá um panorama do que precisa produzir para não perder dinheiro. 

5.  Faça manejo alimentar adequado 

Na criação de frangos é preciso fazer o manejo alimentar adequado. Desse modo,  a ração e a água devem estar disponíveis à vontade durante todo o período de criação. Para a primeira semana, recomenda-se uma ração peletizada triturada de qualidade.

A qualidade das matérias primas, utilização de ingredientes de alta digestibilidade, atendimento aos requerimentos nutricionais e a utilização de aditivos tecnológicos garantem balanço nutricional ideal em cada partícula da ração.

Além disso, por se tratar de ração triturada, há vários tamanhos de partícula que permitem que as aves de todos os tamanhos se alimentem de maneira homogênea. Além disso, promovem máxima uniformidade do lote aos 7 dias e, consequentemente, maior viabilidade até o final da criação

Desse modo, conforme as aves crescem, as linhas de comedouros e bebedouros devem ser reguladas de forma a manter a borda ou a calha no nível do dorso da ave. Isso permite o fácil acesso, com redução de desperdícios.

Do mesmo modo, a qualidade e temperatura da água também devem ser avaliadas constantemente, tendo em vista que as aves reduzem drasticamente o consumo de água quando ela se encontra em alta temperatura. Ao reduzir o consumo de água, reduzem a ingestão de ração, o que prejudica o crescimento e desenvolvimento.

6.  Verifique a disponibilidade de energia elétrica

A disponibilidade de energia elétrica em quantidade suficiente é essencial para ter sucesso com a criação de frango de corte. Afinal, o crescimento e desenvolvimento das aves depende diretamente da energia, tanto para aquecimento quanto da alimentação. 

Para o programa de luz, o recomendado é recomenda-se 23 horas por dia durante a primeira semana. O intuito é garantir que as aves permaneçam ativas e se alimentem durante todo o dia, permitindo seu rápido desenvolvimento. É importante fornecer uma hora de escuro para habituar as aves à falta de luz, evitando amontoamento caso haja queda energia.

A partir da segunda semana, pode-se utilizar programas de iluminação de 18 a 20 horas de luz por dia. É importante ressaltar que o período de escuro é fundamental. Além da exigência fisiológica de descanso da ave, a melatonina, hormônio responsável pela regulação do ciclo do dia e noite, também tem função imunológica.

7. Faça o transporte dos animais de forma correta

Pode ser necessário fazer o transporte das aves de um lugar para o outro. Portanto, fazer esse procedimento da forma correta é essencial para garantir a segurança dos animais. 

Aqui é preciso dar atenção ao número de aves a colocar em cada caixa. É preciso considerar também o sexo e o peso das aves, além de clima e distância do aviário ao abatedouro. É necessário oxigênio disponível no transporte dos frangos já que  falta de oxigênio pode causar asfixia ou coloração anormal nas aves. 

Para esse transporte das aves, os motoristas também precisam de muita atenção na carga. Um bom período para o transporte das aves e a noite, horário que evita temperatura elevadas, e que levam as aves a ter um bem estar no caminho, e reduzindo mortes das aves e resultando em carne de qualidade.

8. Contrate um técnico responsável para a elaboração dos projetos de instalação

É todo o projeto de instalação, desde galpões,camas, ventilação e eletricidade até a disponibilização de bebedouros e comedouros, o grande responsável pela boa produtividade da criação de frango de corte. 

Por isso, não tente fazer isso sozinho! Contrate um técnico ou uma empresa especializada para a elaboração dos projetos de instalação da granja. 

9. Ambiente isolado, seco, arejado, protegido de ventos e de outros animais

O ambiente da granja também deve ser seguro para as aves, principalmente na primeira semana de vida. Portanto, é preciso cuidar para que seja isolado, sem possibilidade de fugas, arejado e protegido de ventos  que podem alterar a temperatura. Além disso, é preciso garantir que outros animais não tenham acesso ao espaço pois podem causar pânico nos frangos e eventualmente comer algumas aves. 

10. Higienização e desinfecção dos aviários antes da nova remessa de pintinhos

Os pintinhos são bastante sensíveis e, para garantir que sobrevivam é preciso manter as condições adequadas de segurança e higiene. Nesse sentido, é essencial higienizar a desinfetar o espaço toda vez que uma remessa de frango for retirada, antes de que os novos pintinhos cheguem. Essa medida é essencial para evitar a contaminação com os resíduos deixados pelas aves mais velhas. 

11. Bebedouros e comedouros em quantidade adequadas e sempre abastecidos

Por fim, os bebedouros e comedouros precisam estar em quantidade adequada para que todos as aves possam se acessar comida e água com facilidade. Além disso, é preciso ficar de olho no abastecimento, mesmo que o sistema seja automatizado, já que, uma desregulagem pode causar prejuízos a criação. 

Além disso, é necessário redobrar a atenção com a regulagem da altura dos bebedouros e vazão da água, a fim de evitar vazamentos que aumentem a umidade da cama (>35%). Isso pode prejudicar a qualidade da produção, por causar problemas de saúde e condenação nos abatedouros.

Esses e outros fatores são essenciais para garantir o sucesso da produção. E o investimento em planejamento é essencial para que o produtor tenha um giro de capital rápido e controle de todo o lucro.

O desenvolvimento de toda produção está estritamente relacionado com o investimento em manejo e planejamento, proporcionando assim o sucesso da avicultura.

Quer ampliar seu conhecimento ainda mais e aumentar suas chances no mercado?

Então aprenda na prática as noções sobre fisiologia da digestão, anatomia do aparelho digestivo, controle hormonal e o bem-estar e biossegurança, para garantir os resultados positivos na produção de frangos de corte. Confira aqui o Curso de Criação de Frangos de Corte

Você vai adorar e ainda garantir o sucesso de seu investimento! 

Fonte: Nutrição e saúde animal

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Artigos Relacionados com Frango de corte: