Cuidados e ações de manejo já devem começar na frase embrionária dos frangos

Os cuidados com o manejo em uma avicultura devem começar já na fase embrionária destes animais. Isso porque pesquisas científicas já comprovaram que, durante a incubação, por exemplo, os embriões podem sofrer alterações metabólicas que se perpetuarão depois da eclosão, em virtude de fatores externos variados.

Tais questões podem alterar o crescimento do pintinho, a imunidade, saúde, a qualidade da carcaça e, enfim, a própria produtividade do estabelecimento como um todo, gerando prejuízos.

Tais reações são resultados de mudanças bruscas de temperaturas e umidade, excesso ou falta de oxigênio, dentre outros itens, gerando condições muitas vezes desfavoráveis para o desenvolvimento pleno, mesmo que estes animais já tenham certa tolerância.

Nos casos mais graves, de negligência com estes fatores ambientais, os animais podem inclusive desenvolver doenças como ascites, membros pouco desenvolvidos, deformações, dentre outros.

Vários estudos continuam a ser realizados em unidades de pesquisas sobre o assunto, por meio de testes em que estes animais são submetidos a temperaturas variadas, de modo a induzir uma adaptação ou mesmo verificar os efeitos gerados no metabolismo.

Sendo assim, um dos caminhos essenciais para evitar tais mudanças metabólicas destes embriões, principalmente durante a incubação, é o investimento em sistemas de temperatura controlados e que estejam direcionados para cada fase de vida do animal, de forma a possibilitar uma menor variação possível da temperatura.

Este item, juntamente com as ações de manejo que contemplem a nutrição, genética, questões sanitárias, ambiência, dentre outros, podem fazer a diferença.

Saiba como planejar de maneira eficiente as instalações e garanta a maior lucratividade de sua produção evitando perdas desnecessárias. Confira.

Fonte: Avicultura Industrial

Administração

Aves

Aves de postura

Comércio

Curiosidades

Destaques

Instalações

Melhoramento genético

Notícias

Nutrição

Parceiros

Produção

Sanidade

Sustentabilidade

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Revista Agropecuária Tecnologia e Florestas
© 2017 Portal Suínos e Aves . Todos os Direitos Reservados.