Entenda porque o estresse pode causar abortos nas porcas

As ações de manejo a favor da promoção do bem estar e da qualidade de vida dos animais nas suinoculturas é uma das principais metas a serem perseguidas por profissionais desta área em todo o mundo. Isso porque já está mais do que comprovado os impactos destas questões na produtividade.

Sendo assim, mesmo que as empresas promovam intensas campanhas e políticas institucionais neste sentido, ainda é fato o estresse imposto aos animais.

A densidade, por exemplo, ainda é um dos principais causadores deste problema. Outra questão diz respeito a temperatura não controlada ou insatisfatória, o que contribuiu consideravelmente para o nervosismo dos animais. Podemos citar ainda o acesso e a disputa por água e alimentos.

Temos ainda o transporte, realizado muitas vezes por longas horas e com veículos inapropriados. O estresse pode ainda ser causado pelo medo, desencadeado muitas vezes por profissionais despreparados e agressivos para lidar com os suínos. Todos estes cenários impactam diretamente na fisiologia dos animais.

No caso das porcas gestantes, a situação ainda é mais delicada, já que o estresse pode causar o aborto. Elas, apesar de permaneçam em locais aparentemente protegidos e saudáveis, podem apresentar quadros graves de estresse por conta dos pequenos espaços e isolamento.

Por outro lado, há profissionais que defendem as baias coletivas também para gestantes, o que, por sua vez, pode cair os mesmos problemas geradores de estresse citados anteriormente.

Promover o bem estar na suinocultura, com o menor custo-benefício possível, portanto, é um dos grandes desafios de produtores de todo o mundo. Estes, por sua vez, devem sempre buscar o conhecimento sobre os melhores métodos e novas descobertas sobre este assunto, principalmente por meio de uma especialização sobre o tema.

Saiba como adequar sua produção ao padrão correto, garantindo assim maior maximização dos resultados. Confira.

Fonte: Suinocultura Industrial

Instalações

Notícias

Parceiros

Produção

Reprodução

Sanidade

Suínos

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Revista Agropecuária Tecnologia e Florestas
© 2017 Portal Suínos e Aves . Todos os Direitos Reservados.