Conheça mais sobre a Peste Suína Clássica

A Peste Suína Clássica (PSC), também conhecida popularmente como Febre Suína, é uma doença bastante antiga, sendo o seu primeiro caso registrado no século XIX na Europa.

Embora esteja controlada no Brasil, já foram encontrados alguns casos em criações domésticas nos últimos anos.

Causada por um potente vírus de característica altamente contagiosa e na maioria das vezes letal, a enfermidade apresenta como sinais principais as hemorragias internas, febres, falta de coordenação motora, vômitos, diarreias, abortos, má formação de embriões e pele com aspectos azulados.

A transmissão pode ocorrer através de alimentos contaminados, bem como locais, ferramentas e contato com cadáveres de animais infectados.

O diagnóstico ocorre via análise laboratorial de amostras de sangue, através de técnicas para a detecção de antígenos virais.

Já prevenção passa pela vacinação em dia e atenção as condições sanitárias das instalações e transportes, por meio de limpezas periódicas, controle da entrada de novos animais no plantel, assepsia das botas e roupas dos profissionais que cuidam dos suínos, dentre outros.

Um bom planejamento da estrutura e trabalhos das granjas pode evitar que essa e outras enfermidades afetem a produção. Confira.

Fonte: Defesa Agropecuária

Areas

Notícias

Sanidade

Suínos

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Revista Agropecuária Tecnologia e Florestas
© 2017 Portal Suínos e Aves . Todos os Direitos Reservados.