Técnicas para evitar a salmonela na avicultura

A salmonela é uma bactéria que é considerada extremamente perniciosa para os seres humanos, sendo que sua ingestão pode causar inúmeros problemas no aparelho digestivo e, em casos mais graves, até mesmo uma infecção de grande porte.

Essa bactéria, que faz parte da flora intestinal de algumas espécies de animais e vem exigindo cuidados de muitos criadores.

Alimentos crus, como ovos, carnes, leite, além de laticínios, devem sempre passar por um controle altamente rígido, de modo a eliminar a bactéria.

Por isso, a indústria alimentícia, principalmente voltada para a produção de frango de corte, tem se precavido sanitariamente dia após dia no sentido de evitar que o microrganismo possa ser encontrado no produto final.

Nas aviculturas, vários tipos de desinfetantes são utilizados em todas as fases do processo produtivo, assim como o monitoramento constante da temperatura ambiente, higienização, circulação inadequada nas granjas, dentre outros fatores.

As empresas do setor devem priorizar ações neste sentido, e os profissionais da área devem estar sempre cientes e capacitados sobre estes mecanismos, de modo a preservar a qualidade dos produtos.

Quer garantir a qualificação do produto final através das boas práticas de fabricação e não perder o rendimento da produção?

Então confira algumas dicas sobre a legislação e as medidas de biosseguridade aplicadas na avicultura de corte. Clique aqui.

Fonte: Avicultura Industrial

Areas

Aves

Aves de postura

Curiosidades

Destaques

Notícias

Parceiros

Produção

Sanidade

Saúde Pública

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Revista Agropecuária Tecnologia e Florestas
© 2017 Portal Suínos e Aves . Todos os Direitos Reservados.