Colibacilose Aviária: saiba como identificar e prevenir

A Colibacilose Aviária é uma doença causada por bactérias e encontrada em ambientes sem o devido manejo sanitário. Sendo considerada um dos principais motivos de grandes prejuízos aos criadores, por conta da queda de desempenho dos animais.

Além de causar infecções e lesões nas vísceras, atinge o sistema respiratório do animal, apresentando como sinais a tosse, espirros, diminuição do apetite, baixo desenvolvimento corporal, desanimo e pequenos ferimentos.

Os animais portadores desta doença, altamente contagiosa, por via área ou locais contaminados, costumam apresentar ainda quadros de artrite.

Cuidado com as áreas dos alimentos, troca constante de água, boa higiene na manipulação dos ovos que serão usados para incubação, higienização das granjas, são alguns dos métodos preventivos contra a doença.

Importante ressaltar que os animais que vivem em ambientes insalubres, e que estejam estressados, possuem maior predisposição para contrair a doença, por conta da queda da imunidade.

O tratamento eficiente passa pelo uso de antibacterianos específicos, e ações de manejo que priorizem o bem estar dos animais.

Um bom planejamento das instalações e dos processos de manejo aplicados fazem toda diferença no sucesso de prevenção dessa e outras enfermidades avícolas. Sendo que o amplo conhecimento sobre todos os métodos e estratégias utilizadas em uma produção pode garantir a maximização dos resultados e reduzir as perdas desnecessárias.

Não perca tempo e garanta o bem-estar e biossegurança da produção! Confira aqui.

Fonte: Rural Centro

Areas

Aves

Aves de postura

Clínica e Cirurgia

Curiosidades

Destaques

Instalações

Notícias

Parceiros

Produção

Sanidade

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Revista Agropecuária Tecnologia e Florestas
© 2017 Portal Suínos e Aves . Todos os Direitos Reservados.