Manejo alimentar e a produção de ração para frangos de corte

  •   
  •  
  •  
  •  
  •  

O sucesso da produtividade de frangos de corte vai depender, em grande parte, da eficiência do manejo alimentar, de modo que os animais possam aproveitar ao máximo os nutrientes.

Os profissionais designados a cuidar desta questão deverão ter um conhecimento profundo acerca das principais vitaminas, minerais, aminoácidos, dentre outros fatores que compõem a ração do dia a dia desses animais.

Outro fator que deve ser levado em consideração está relacionado à dosagem exata a ser fornecida para cada fase de desenvolvimento dos frangos.

Conhecer as características dos alimentos mais utilizados na suplementação de frangos de corte é sem dúvida um ponto essencial para garantir o sucesso de todo produção, não é mesmo?

Fases de distribuição de nutrientes

Os nutrientes devem ser distribuídos com o objeto de satisfazer a necessidade dos frangos e aplicados em escala de plantel. Sendo recomendado separar sempre por fases:

– ração inicial;

– ração de desenvolvimento;

– ração final.

O produtor deve levar em consideração também a finalidade que sua produção irá atender, pois a necessidade alimentar das aves está relacionada ao seu crescimento.

Nutrição dos frangos de corte

A nutrição adequada depende do conhecimento técnico sobre alguns fatores, como os citados no inicio do texto:

– energia;

– aminoácidos;

– vitaminais;

– minerais;

– água;

– disponibilidade comercial e qualidade.

Todas essas e outras fontes alimentares usadas devem ser estudadas criteriosamente a fim de garantir o bom desempenho das aves.

Uma questão importante e que merece atenção dos envolvidos está relacionado às normas da legislação. Sendo que muitas aviculturas fabricam a sua própria ração, e esta função deve contar com uma série de recomendações e procedimentos técnicos que visem à garantia da qualidade do produto.

Investir nesse segmento é sem dúvidas uma oportunidade de ganhar o mercado, mas para isso você deve estar ciente de todos os itens fundamentais, buscando sempre a atualização constante acerca dos mesmos.

Pensando nisso trouxemos algumas dicas que regulamentam o registro e funcionamento dos estabelecimentos fabricantes de produtos destinados à alimentação animal.

Você irá conhecer a exigência nutricional e a ração ideal para o consumo de frangos de corte em todas as etapas da alimentação.

Aprenderá boas dicas para que tenha um aproveitamento cada vez melhor da sua produção.

Não perca tempo! O sucesso da sua produção depende de você.

Confira: Industrialização de Rações – Alimentação Animal

Fonte: Portal Suínos e Aves

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Atualizado em: 2 de abril de 2020

Artigos Relacionados com Aves: