Parto de suínos exige métodos rígidos de manejo para gerar bons resultados

Uma das fases essenciais da suinocultura, a qual exige métodos especiais que determinarão em longo prazo a excelência da produtividade é, sem dúvida, o momento que antecede o parto de suínos.

 Alguns itens de manejo merecem ser destacados neste período, sendo eles o controle das salas de maternidade, que devem entre um parto e outro serem sempre desinfetadas para se evitar o desenvolvimento de vírus e bactérias. Isso deve estar dentro de uma rotina da granja. Tal limpeza deve ser realizada primeiramente com pá e vassoura, e, em seguida, com água sob pressão, e no máximo até três horas depois da saída dos animais.  Outra dica importante é o uso de lança chamas, utilizado por um profissional, como alternativa para o controle de agentes patogênicos.

O bebedouro deve ser inspecionado e todos os equipamentos e produtos usados durante o parto devem ser também limpos e desinfetados.

O suinocultor não pode se esquecer das condições térmicas do local neste período, com dois ambientes diferentes, com temperaturas específicas.

É preciso ainda preparar as acomodações da porca e dos leitões, com segurança e conforto, já que o estresse é fator de perda de produtividade.  O local deve ter um tamanho mínimo para que a porca não sufoque os filhotes. É preciso que o piso não seja escorregadio e, se possível, seja aquecido.

Estes são apenas alguns exemplos de técnicas de manejo essenciais para a fase da maternidade das porcas, sendo que a cada dia surgem novos itens capazes de gerar o bem-estar aos animais, com o intuito de proporcionar melhores resultados.

 

Estar atento a esses fatores de manejo reprodutivo proporciona ao suinocultor qualidade e lucratividade no plantel. Fique por dentro e se atualize. Clique aqui.

Fonte: Suinocultura Industrial

Areas

Instalações

Notícias

Reprodução

Sanidade

Suínos

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Revista Agropecuária Tecnologia e Florestas
© 2018 Portal Suínos e Aves . Todos os Direitos Reservados.