O crescimento da Cooperalfa

As cooperativas de suinocultores têm se revelado ao longo dos últimos anos como a alternativa mais viável em prol do fortalecimento do setor e dos interesses comum.  

A Cooperativa Agroindustrial Alfa (Cooperalfa), situada em Santa Catarina, é um modelo exemplo que vem ganhando notoriedade no Brasil, como uma das mais atuantes, em virtude de sua estratégia, visão, competitividade e ganhos em prol de seus participantes, quase todos formados por agricultores familiares.

Possui mais de 600 produtores participantes e uma matriz composta por aproximadamente 42 mil animais em produção, o que significa 900 mil suínos por ano.

Tal expressividade é fruto dos investimentos realizados nos últimos anos, voltados para a modernização da estrutura de produção, otimização de processos, bem como na qualificação de seu corpo técnico, sempre disponível a prestar assistência aos seus participantes.

Mas a grande cartada foi o investimento de R$ 10 milhões realizado em 2011 para a criação de seu primeiro centro de pesquisas em prol da multiplicação de seu material genético: a granja núcleo em Ponte Serrada, em Santa Catarina.

O investimento possibilitou aos participantes da cooperativa aumentar a produtividade, em virtude da melhoria genética de seus animais, e valorizar os seus produtos.

Em virtude deste sucesso, está sendo projetado pela Cooperalfa uma nova granja-núcleo em Palma Sola (SC), que deverá seguir o mesmo exemplo de sucesso.

 

Entenda mais sobre planejamento e modernização da suinocultura. Clique aqui.

Fonte: Suinocultura Industrial

Instalações

Melhoramento genético

Notícias

Suínos

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Revista Agropecuária Tecnologia e Florestas
© 2018 Portal Suínos e Aves . Todos os Direitos Reservados.