A Bouba Aviária

Uma doença bastante comum e altamente contagiosa, cujo sintoma maior é a presença de nódulos na pele, a bouba aviária pode atacar frangos e aves de diversas espécies.

Também conhecida como varíola aviária, ou popularmente como pipoca ou caroço, a doença aparece principalmente em áreas de clima tropical úmido, ou em locais com águas paradas, ambiente propício para a reprodução dos mosquito transmissor da doença.

Geralmente os caroços aparecem na região da cabeça (bico, crista, barbela) e pescoço do animal, mas é possível que o restante do corpo seja contaminado, causando outras erupções na pele. 

Os sintomas principais observados nos animais portadores desta doença são apatia, penas arrepiadas, e os próprios nódulos. A doença pode produzir catarros, olhos lacrimejados e até perda de visão.

No primeiro sinal de caroço (pintinha escura) é preciso isolar o animal e chamar um médico veterinário. Ele deverá prescrever os antibióticos necessários.

Alguns procedimentos podem evitar a doença, como vacinação, desinfecção do ambiente, eliminação das águas paradas.

 

 O planejamento das instalações onde os animais são criados é essencial para evitar a proliferação da doença. Saiba mais.

Fonte: Avicultura Industrial

Artigos

Aves

Aves de postura

Clínica e Cirurgia

Sanidade

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Revista Agropecuária Tecnologia e Florestas
© 2017 Portal Suínos e Aves . Todos os Direitos Reservados.