Como a alimentação alternativa para suínos pode reduzir custos?

  •   
  • 42
  •  
  •  
  •  
alimentaçãp alternativa para suínos

A alimentação alternativa para suínos sido cada vez mais procuradas por produtores do setor devido à alta d e alguns dos principais componentes da dieta desses animais: o milho e do farelo de soja. Por serem produtos principais na composição alimentar do suíno, e com uma projeção média de 70% de impacto nos custos de produção.

É importante lembrar que, uma alimentação balanceada é essencial para manter a eficiência da produção de carne suína, portanto, as substituições precisam ser feitas de forma inteligente, sem prejudicar 

Neste artigo, vamos explicar quais são os principais alimentos alternativos para suínos e de que forma eles impactam no rendimento da propriedade. Confira! 

Alimentação alternativa para suínos

Antes de mais nada, é preciso entender que a alimentação alternativa para suínos deve se basear na troca exclusiva de macro ingredientes de origem vegetal. Abaixo, seguem os principais! 

Alimentos energéticos

Neste grupo de alimentos temos a raiz de mandioca, que pode ser consumida in natura, silagem da raiz, raspa integral, farinha, farelo residual e, também, o caldo de cana. 

Vale ressaltar que o nível de proteína nesses ingredientes é baixo, exigindo que seja aumentada a proporção das fontes proteicas, o que representa uma importante limitação. 

A raspa (seca) integral da raiz de mandioca em termos percentuais pode responder por até 50% da dieta. 

Alimentos energéticos idênticos ao milho

Os principais produtos com potenciais energéticos idênticos ao milho são o sorgo, milheto, grão de arroz e arroz na forma de quirera. 

Esses ingredientes podem substituir totalmente o milho causando apenas pequenos ajustes na porcentagem dos demais ingredientes da ração. Além disso, podem ser incluídas sementes sementes de gramíneas, mesmo que apresentem valor energético menor do que o milho. 

Fornecedores de energia com nível de proteína mais elevado do que o milho

Aqui podemos citar ingredientes que tenham pelo menos 14% a mais de proteínas do que o milho. Aqui podemos citar : farelo de arroz integral, semente de girassol e soja integral inativada (tostada, cozida, extrusada). São os ingredientes que apresentam elevado teor de extrato etéreo e por esse motivo apresentam maior densidade energética e podem ser usados para substituir entre 75 a 100% da proteína fornecida pelo farelo de soja em dietas para matrizes em lactação. 

Entretanto, é preciso ter cuidado com o teor de gordura. Afinal, suínos em terminação o elevado teor de gordura insaturada afeta a qualidade da gordura na carcaça. A inclusão do farelo de arroz integral em rações para suínos em crescimento e terminação deve ser restringida até um máximo de 30% da dieta.

Alimentos ricos de proteína

Neste grupo, podemos incluir como alimentação alternativa para suínos o farelo de algodão, farelo desengordurado de arroz, farelo de girassol e sementes de leguminosas, em especial o guandú. São ingredientes aptos à inclusão em dietas de suínos em crescimento e terminação e fêmeas em gestação, substituindo entre 50 a 75% da proteína oriunda do farelo de soja. 

Impacto econômico positivo da alimentação alternativa para suínos

Utilizando a alimentação alternativa para suínos é possível reduzir em até 40% o valor da produção, de acordo com especialistas.

Entretanto, somente um profissional especializado em nutrição, poderá manipular e equilibrar esta alimentação de maneira que os nutrientes necessários para o crescimento e saúde do animal estejam garantidos e alcance as exigências mínimas.

A alimentação desses animais e qualidade de vida são fatores de extrema importância para o sucesso da produção. Mas, além destes fatores existem outros que podem afetar diretamente o faturamento.

Pensando nesta necessidade, criamos um curso online que traz o conhecimento de forma simples e prática. Confira: Curso de Manejo de Leitões do Nascimento ao Abate.

Fonte: Suinocultura

  • 42
  •  
  •  
  •  
  •  

Atualizado em: 19 de maio de 2020

Artigos Relacionados com Nutrição: