A Debicagem na Avicultura

O corte parcial do bico das aves, mais conhecido como debicagem, é uma técnica cada vez mais utilizada no manejo na avicultura. O objetivo é promover a melhora no desempenho produtivo, prevenir o canibalismo entre as aves, quebra dos ovos, dentre outros.

A dor provocada pelo processo colabora para a mudança de comportamento das aves, principalmente na primeira semana, sendo que aos poucos elas vão se acostumando.

A opção pela debicagem varia entre os criadores, sendo importante tomar algumas precauções durante e depois do método. Uma delas é inserir vitamina K junto com a alimentação, antes e depois do corte, para evitar hemorragias. Outra dica é deixar os recipientes de ração sempre cheios, para se evitar o choque do bico do animal com o fundo. É preciso ainda alimentar bem as aves procurar deixá-las calmas, sem estresse, sob o risco da intervenção no bico sofrer alguma complicação.

O processo de debicagem não é padrão, por isso, profissionais da área recomendam idades e formas diferentes neste processo. Há, entretanto, o consenso de que a melhor técnica é a que se encaixa nas necessidades da granja.

Estas são apenas algumas dicas, pois para se realizar com êxito um programa de debicagem, é preciso seguir as orientações de um médico veterinário especializado no tema, pois erros pode comprometer todo o desenvolvimento da avicultura.


Um bom planejamento para esse procedimento é essencial para não ter perdas na produção. Saiba mais.

Fonte: Web Artigos

Artigos

Aves

Clínica e Cirurgia

Notícias

Nutrição

Produção

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Revista Agropecuária Tecnologia e Florestas
© 2018 Portal Suínos e Aves . Todos os Direitos Reservados.