Manejo do frango de corte

O cuidado do manejo do frango de corte indica muito o lucro da empresa. Hoje em menos de 50 dias já se tem um lote pronto, fazendo assim com que o giro de capital seja rápido. A diferença na rapidez e sucesso da criação depende de fatores como cuidados com a água, temperatura, ração, entre outros.

A criação de frango de corte exige um técnico responsável nas etapas de elaboração dos projetos de instalação e de manejo do aviário, de execução e de assistência técnica; a disponibilidade de recursos financeiros para o investimento inicial; o interesse da indústria na integração; mão de obra com dedicação permanente; água de boa qualidade e energia elétrica.

Para que não haja problemas recorrentes do tipo de construção em que os animais são abrigados é preciso que o aviário fique isolado de outras instalações e criações, esteja seco e arejado, além de protegido dos ventos fortes dominantes. A cada troca de animais é preciso limpar o aviário e deixá-lo pelo menos 10 dias sem a presença de aves, e na véspera da chegada do novo lote é preciso limpar novamente todo o aviário.

Antes da chegada dos animais verificar se as campânulas estão funcionando e os bebedouros e comedouros abastecidos. Separar os animais que apresentam pernas retorcidas, cabeças e olhos defeituosos, bicos cruzados e aspecto de inviabilidade de sobrevivência (refugo) e alojar somente aves de mesma idade em cada aviário.

O controle adequado da temperatura propiciará a melhor conversão alimentar em taxa de crescimento, por isso é recomendável que telhado tenha cobertura refletiva, ajudando a reduzir a condução de calor solar. A iluminação precisa distribuir de forma uniforme a luz no nível do piso.

Fonte: Portal Avicultura Industrial

Bem-estar e Biossegurança na Produção de Frangos de Corte. Veja aqui.

Conheça a exigência nutricional e a ração ideal para o consumo de frangos de corte. Clique aqui.

Destaques

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Revista Agropecuária Tecnologia e Florestas
© 2018 Portal Suínos e Aves . Todos os Direitos Reservados.