Manejo suíno

 

porquinhossO manejo dos suínos na fase de terminação é muito importante, esta fase é considerada a compreendida entre os 25 quilos de peso até a venda dos animais para o abate, em torno de 90 quilos.

No dia em que os leitões são retirados do alojamento e levados ao galpão de terminação, a alimentação não deve ser mudada, é preciso manter a alimentação por aproximadamente três dias. É preciso considerar as mudanças de uma fase de alimentação para outra, toda troca deve ser gradual, ou seja, deve demorar no mínimo três dias; no primeiro dia administrar 25% do novo alimento; no segundo dia, 50%; no terceiro dia, 75%; e quarto dia fornecer totalmente o alimento que substituirá o anterior.

Oferecer a alimentação em comedouros automáticos com uma abertura para cada animal. O alimento deve ser disponível a todo o momento, visando o desenvolvimento dos animais mais rapidamente, assim chegam ao mercado mais cedo.

É recomendável oferecer grãos e concentrados. E importante verificar a conversão alimentar de cada lote vendido para avaliação do desempenho, do manejo executado, da qualidade dos animais, da higiene adotada e do alimento que foi administrado. Além da alimentação é muito importante oferecer água de qualidade em quantidades adequadas.

Fonte: Criar e Plantar

97

Saiba como montar uma fábrica de ração. Clique aqui.

Planejamento e administração de suinocultura. veja aqui.

Destaques

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Revista Agropecuária Tecnologia e Florestas
© 2018 Portal Suínos e Aves . Todos os Direitos Reservados.