Peste Suína Clássica

porquinhosA Peste Suína Clássica é uma doença que acomete os animais trazendo grandes prejuízos. É também conhecida como Febre Suína ou Cólera dos Porcos. A doença é contagiosa podendo ser fatal.

A contaminação ocorre geralmente por via oronasal, e o período de incubação varia de 7 a 10 dias, sendo menor em casos de infecção experimental. Dentre os fatores responsáveis pela propagação da doença temos a alta densidade populacional e a presença de animais silvestres, uma vez que estes são importante reservatório do vírus.

O vírus ataca as células endoteliais, células linfo-reticulares, macrófagos e algumas células epiteliais específicas. Quando ocorrer infecção pré-natal o vírus afeta a diferenciação dos órgãos, causando má formação, aborto, natimortos e mumificação fetal; quando ocorre a infecção pós-natal as lesões relacionam-se com os danos sofridos pelas células endoteliais e trombose.

Os sinais da doença irão depender da idade do animal e da virulência da cepa. Geralmente apresentam depressão e febre alta associados com leucopenia severa; necrose das tonsilas; eritemas; hemorragia e cianose em animais de pele branca. É possível observar sinais nervosos, como: letargia, convulsões, ranger de dentes e dificuldade de locomoção.

O diagnóstico é feito com o isolamento do vírus em cultivo celular ou a técnica de imunofluorescência, e ainda, o teste de Elisa para a detecção dos antígenos virais.   Fonte: www.infoescola.com   Quais os princípios da qualidade aplicada á suinocultura? Qual o papel do gerente na formação da equipe? Quais são os investimentos para entrar na atividade?

Areas

Destaques

Sanidade

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Revista Agropecuária Tecnologia e Florestas
© 2018 Portal Suínos e Aves . Todos os Direitos Reservados.