Criação de galinhas poedeiras

  •   
  • 1
  •  
  •  
  •  

galinha poedeiraAs galinhas poedeiras são aves da espécie Gallusque atingiram a maturidade sexual e são criadas exclusivamente para produção de ovos que não são utilizados para incubação.

Dentre as obrigações do criador de galinhas poedeiras temos: garantir o bem-estar dos animais; garantir que não haja qualquer tipo de dor, sofrimento ou ferimento que não seja necessário durante a criação; evitar que haja danos aos animais ou as pessoas que fazem parte do manejo.

É necessário criar uma rotina e um planejamento de vacinação ou abate. As atividades diárias devem seguir um cronograma, avaliando o andamento e o estado de saúde dos animais. Com a rotina bem elaborada é possível, é possível detectar possíveis problemas e tomar as medidas necessárias rapidamente, evitando prejuízos às aves e, consequentemente à produção e lucratividade.

Existem vários sistemas para a produção de galinhas poedeiras, porém algumas características são essenciais a qualquer produção, como: os comedouros devem ser em linha e ter ao menos 10 cm de comprimento para cada animal, ou ser em forma circular, com espaço de 4 cm para cada galinha; os bebedouros contínuos devem ter 2,5 cm de comprimento para cada ave ou, no caso de pipetas, deve ter uma para cada 10 animais; um ninho pode ter ate sete aves, no caso de ninhos coletivos, cada metro2 deve abrigar no máximo 120 galinhas.

Outro fator a ser observado é o poleiro, que deve respeitar um espaço de 15 cm por animal. Cada galinha precisa de um espaço de 250 cm2 para a cama, o chão deve ter uma superfície ideal para não machucar e suportar as garras dos animais. O ideal é ter 9 animais por metro2. É importante manter o local limpo, a alimentação deve ser balanceada e a água oferecida de qualidade e qualquer sinal de desequilíbrio o médico veterinário deve ser consultado.

 

Fonte: www.novonegocio.com.br

 

Aumente sua produção e lucratividade com um bom planejamento da granja.

 

BOAS PRATICAS DE FABRICAÇÃO DE RAÇÃO


Atualizado em: 5 de maio de 2015