Caracterização da doença de Newcastle

                                                                                                            

doenca new castle         Dentre as várias doenças que acometem a avicultura temos a doença de Newcastle, altamente contagiosa causada por um vírus que ocasiona lesões no sistema digestivo, no sistema respiratório e no sistema nervoso das aves. A doença de Newcastle afeta as aves de qualquer idade.

            Quando a doença se desenvolve na forma respiratória os animais reduzem o consumo de alimentos e começam a espirrar, apresentando certa dificuldade ao respirar, e também conjuntivite que pode ocasionar o inchaço da cabeça. Em consequência dos sintomas as aves em processo de produção de ovos tem baixo rendimento.

            Enquanto o desenvolvimento da doença na forma digestiva provoca diarreia com presença de sangue, mortes repentinas sem nenhum sinal, lesões concentradas no sistema digestivo com possível presença de úlceras e hemorragias.

            Já a forma nervosa da doença pode estar ou não associada à forma respiratória. Os animais acometidos apresentam paralisia das pernas e asas, incoordenação, torcicolo e opstótomo.

            Para evitar o surgimento da Newcastle é necessário tomar todas as providências em relação ao saneamento e também vacinar todos os animais.

Qual a situação da avicultura Brasileira? Como realizar corretamente o manejo de frangos de corte? Qual a importância do bem-estar e biossegurança na produção de frangos de corte?   Fonte: Acerc SP Adaptação: Portal Suínos e Aves    

Conheça os Cursos de Planejamento e Produção de Frango de Corte

planejamento-e-produçao-de-frango-de-corte21

Destaques

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Revista Agropecuária Tecnologia e Florestas
© 2018 Portal Suínos e Aves . Todos os Direitos Reservados.