Coriza Infecciosa: transmissão e tratamento

aves - newA coriza infecciosa é uma enfermidade aguda e crônica que acomete a criação de fundo de quintal, de aves exóticas e industriais, causada pela bactéria Haemophilusgallinarum. É caracterizada por corrimento nasal, espirros e inchaço da face baixa dos olhos. A doença surge em lugares úmidos e que possuem correntes de ar frio.

Os animais acometidos pela doença apresentam perda de apetite, espirros, tosse e dificuldades de respirar, congestão das vias respiratórias, descarga nasal serosa e purulenta, inchaço na face e barbelas, emagrecimento, morbidade e tem altas taxas de mortalidade.

A transmissão da coriza infecciosa ocorre por contato direto com aerossóis em suspensão no ar de aves doentes e pela contaminação da água, alimentos e instalações, principalmente em época de chuva.

O tratamento dos animais doentes é feito a base de medicamentos como os antibióticos, que devem ser indicados por um médico veterinário.

Portanto, a prevenção sempre é o melhor caminho, higienize as instalações, divida os lotes dos animais em idades, vacine o plantel, remova as aves que apresente a face inchada, pois estas serão portadoras da moléstia, e ainda isole as aves doentes, evitando dessa forma a contaminação dos outros animais.

Qual a fisiologia do aparelho digestivo das aves? Quais as características dos híbridos comerciais? Como realizar a avaliação do desempenho do lote de aves?   Fonte: Agronegócio Avicultura

Adaptação: Portal Suínos e Aves

Conheça os Cursos de Planejamento e Produção de Frango de Corte

planejamento-e-produçao-de-frango-de-corte21

 

Destaques

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Revista Agropecuária Tecnologia e Florestas
© 2018 Portal Suínos e Aves . Todos os Direitos Reservados.