A avicultura é o setor que mais perdeu espaço nas exportações de agosto dentro do complexo carnes.

Especialistas preveem recuperação para o mercado de aves. Dentro do complexo da carne, setor foi o que mais registrou perdas em agosto. Mesmo assim, especialistas acreditam em uma recuperação no mercado de aves, que vem crescendo nos últimos anos.

Os embarques chegaram a 317 mil toneladas, uma queda de 10% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram vendidas mais de 350 mil toneladas. Segundo o diretor da União Brasileira de Avicultura, Ricardo Santin, entidade que representa a indústria exportadora, a alta da soja e do milho reduziu a eficiência do setor.

Já entre os exportadores de carne bovina, a situação é exatamente oposta. Segundo dados da  Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), os embarques totais de carne passaram de 94 mil toneladas em agosto de 2011 para 127 mil toneladas no mês passado, uma alta de 35%. Para a coordenadora técnica da Abiec, Gabriela Tonini, a retomada nas compras de alguns mercados favoreceu o setor no início deste semestre.

Segundo o analista José Vicente Ferraz, a cadeia da carne bovina sentiu menos a alta dos insumos para ração porque a maioria dos animais é criada a campo. Apesar disso, Ferraz concorda que todos os setores sentiram o aumento nos custos por causa da disparada das commodities agrícolas.

    Fonte: Rural BR Adaptação: Portal Suínos e Aves      

Conheça o Curso de Boas Práticas de Fabricação de Ração - BPF implementação e gestão

          Veja outras publicações do Portal Suínos e Aves: Crise na Suinocultura: desistir ou buscar alternativas? Liberada a exportação da carne suína brasileira para a argentina Exportação brasileira de frango no primeiro semestre aponta avanço na exportação anual

Notícias

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Revista Agropecuária Tecnologia e Florestas
© 2018 Portal Suínos e Aves . Todos os Direitos Reservados.