Como escolher a localização e instalações para uma granja de codornas

  •   
  •  
  •  
  •  
  •  

Antes de iniciar uma criação de codornas, o produtor deve fazer um estudo criterioso do local para implantação da granja. Deve considerar vários fatores técnicos e econômicos antes da decisão final sobre a localização da granja cotunícola.

 Entre esses fatores, destacam-se: situação topográfica, facilidade de abastecer a granja, vias de acesso, proximidade dos centros consumidores, demanda de cada produto, clima, energia elétrica e a relação custo beneficio.

Para que se obtenha sempre remessas de boa qualidade é fundamental que se tenha água de boa qualidade para fornecimento às aves caso contrario, a água pode afetar a criação.

As instalações podem ser de estrutura de alvenaria ou de madeira, metálicas o conjugadas. As dimensões do galpão são calculadas de acordo com o número de aves que se deseja criar.

A cumeeira do galpão deve ser orientada no sentido leste-oeste e sua face deverá estar voltada para o lado norte-sul para permitir a incidência dos raios solares diretamente sobre o telhado e impedir que penetrem no interior das instalações, causando desconforto as aves.

O piso dos galpões deve ser impermeável e construído acima do nível do solo, usando um concreto de 5 a 10 cm de espessura, deixando uma inclinação de 2%. O terreno em volta dos galpões deve ser gramado, para  se evitar a formação de barro, poças d'água e poeira. Além disso, o gramado evita que os raios incidam diretamente na terra e reflitam para dentro do galpão. Quando for necessário em regiões com muita incidência de ventos é utilizado algum quebra vento, este é feito com eucalipto ou pinus.

As cortinas devem ser colocadas nas paredes laterais, entre a mureta e o telhado geralmente são de polietileno e servem para facilitar o manejo da ventilação. Com um sistema de roldanas, cabo de aço e manivela, pode-se levantar a cortina de um lado do galpão de uma só vez. É importante ressaltar que em galpões de recria ou engorda, as cortinas devem fechar de baixo para cima e abrir de cima para baixo, para evitar correntes de ventos diretamente sobre as aves.

Para a obtenção de lucro nesta atividade, a construção de uma boa infra-estrutura para abrigar as aves é de suma importância.

 

 Por: Warley Fialho – Portal Suínos e Aves

 

Conheça o Curso de Planejamento e Produção de Frango de Corte

 

Veja outras publicações do Portal Suínos e Aves:

Pesquisa mostra potencial da cama de frango para produção de energia

Abate humanitário é cada vez mais usado na produção de suinos e aves

Criação de aves – atividade lucrativa

 

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Atualizado em: 27 de março de 2012