Criação de aves - atividade lucrativa

A grande lucratividade da produção é um dos maiores atrativos para a avicultura, que  representa, atualmente, uma das maiores atividades agropecuárias.

Além disso, a carne de frango recebe maior demanda, devido ao   maior custo da carne bovina.

Ela apresenta algumas características que tornam seu consumo mais indicado como, por exemplo, ser uma carne mais saudável e menos calórica, portanto, muito recomendada à alimentação humana. A prática da avicultura, entretanto, não se resume em soltar as aves, machos e fêmeas, à vontade, em um quintal, como acontece em várias fazendas e sítios brasileiros, deixando que se reproduzam.

Avicultura é a criação racional de aves, com uma série de técnicas e procedimentos que levem a criação à alta produtividade. Existe uma idade adequada para a reprodução das aves. Quando entram em reprodução muito cedo, podem ter prejudicados o seu desenvolvimento e a sua produção.

Entretanto, não se deve iniciar a reprodução muito tarde, o que não seria muito lucrativo, também. A reprodução da galinha deve ser iniciada entre 5 e 7 meses. Deve-se ter o cuidado de verificar o número de machos para cada fêmea.

 Muitos machos para cada fêmea aumentam as despesas e diminuem os lucros. Além disso, as fêmeas são muito incomodadas, o que prejudica muito a produção . Se o número de machos for  menor do que o necessário, a quantidade de ovos claros ou inférteis é grande, trazendo sérios prejuízos ao avicultor, pela baixa porcentagem de eclosão. A seguir, a tabela sobre o número de fêmeas para cada macho, no caso da reprodução de frangos. Galo - raças leves: 10 a 12 fêmeas Galo - raças pesadas: 8 a 10 fêmeas.

O limite ideal do período de reprodução das galinhas deve ser observado, porque depois de certo tempo, sua produção baixa muito, tornando-se antieconômico. Isso vai depender da raça, mas, em média, a lucratividade da produção acontece no período de, no máximo, de 1 a 3 posturas.

Para que a produção de aves seja, realmente, uma atividade lucrativa, é necessário que se cuide bem da reprodução. Para isso, o produtor precisa providenciar bons reprodutores; boas instalações; boa alimentação e manejo adequado.

 

Fonte: Rural News

Adaptação: Suínos e Aves

 

Conheça o Curso sobre Alimentos e Alimentação de Frangos de Corte

      Veja outras publicações da Portal suínos e aves: Necrose de orelha em suínos é reduzida com vacinação Sistema de integração é discutido pela ABCS e comissão nacional de aves e suínos Saiba mais como melhorar o manejo de galinhas poedeiras    

Abate

Abate

Aves

Destaques

Sites relacionados
Revista Veterinária Revista Veterinária Revista Agropecuária Tecnologia e Florestas
© 2017 Portal Suínos e Aves . Todos os Direitos Reservados.